'Fantasma' da semi e revanche: Peru quer reverter histórico e ir à final

MatériaMais Notícias

da mrbet: O Peru não quer relembrar os resultados das semifinais da Copa América em que participou para não refletir no embate desta quarta-feira. Pelo confronto de mata-mata, a seleção foi eliminada em cinco ocasiões (1979, 1983, 1997, 2011 e 2015) nesta mesma fase. Mas se formos contar toda a história do torneio, o número cresce ainda mais: 13 eliminações. A último por exemplo, foi contra o Chile, que coincidentemente será o próximo adversário. Caso conquiste a vitória, os Incas podem sentir um gostinho de revanche e acabar com sina da semifinal.

A seleção peruana foi campeã apenas duas vezes na Copa América, em 1939 e 1975. Para enfatizar o drama, a última final dos peruanos foi no segundo triunfo em sua história, ou seja, somente em 1975, o que corresponde a 44 anos de jejum da competição.

Em 2015, a seleção peruana, que já era comandada por Ricardo Gareca, entrou no Grupo C, onde o Brasil fez parte e avançou em primeiro lugar. Os peruanos, por sua vez, conquistaram a classificação suada ao ficarem na segunda posição, com quatro pontos, e avançarem graças ao saldo de gols superior à Colômbia. Posteriormente, pelas quartas de final, os Incas venceram a Bolívia por 3 a 1, com gols de Guerrero, Farfán e Edison Flores. De pênalti, Marcelo Moreno, fez o gol de honra para os bolivianos.

Com a vaga garantida para a semifinal, o Peru se viu a frente do Chile e acreditou na esperança de conquistar o título após 40 anos. Porém, não foi o dia. Logo aos 20 minutos do primeiro tempo, Zambrano foi expulso e mudou o estilo de jogo dos peruanos. Deste modo, La Roja adotou uma postura ofensiva, aproveitou o maior número de jogadores em campo e saiu na frente com gol de Eduardo Vargas.

continua após a publicidade

da betsson: Na volta para a segunda etapa, a equipe de Jorge Sampaoli, que atualmente no Santos, fez um gol contra marcado por Medel. No entanto, a recuperação veio quatro minutos depois, com Vargas, que selou a vitória dos chilenos e a classificação à final, onde veria ser campeão sobre a Argentina nos pênaltis.

Quatro anos antes, em 2011, na Argentina, o Uruguai foi a pedra do sapato dos peruanos. Antes de chegar à semifinal, teve que passar pelo grupo formado por Chile, Uruguai e México. A seleção peruana não teve um bom rendimento e terminou na terceira posição. Consequentemente, foi para o grupo dos melhores terceiros colocados e acabou avançando em primeiro.

Nas quartas de final, o Peru conquistou uma vitória complicada sobre a Colômbia pelo placar de 2 a 0, gols marcados por Lobatón e Vargas, na prorrogação. Na sequência, a Celeste foi imperdoável, especialmente no segundo tempo, quando fez dois gols, com Luis Suárez. E os peruanos amargaram mais uma vez a eliminação.

Em 1997, quando o torneio foi realizado na Bolívia, os peruanos ganharam destaque nas quartas de final por terem passado pela Argentina. Na sequência, o Brasil foi que estragou o sonho da conquista taça sul-americana e acabaram perdendo por 7 a 0.

Voltando ainda mais ao passado, mais precisamente em 1979, o Chile derrotou o Peru pelas semifinais. Na época, eram realizados dois jogos: a partida de ida terminou 2 a 1 para Roja e a de volta acabou empatado pelo placar zerado. No agregado, deu o Chile. Isto pode ser mais uma injeção de ânimo para aBranquivermelha buscar uma possível revanche.

Um número que pode aliviar os Incas é a conquista do terceiro lugar. Somando todas as participações, desde a criação da Copa América, foram oito vitórias, na terceira colocação e cinco, na quarta posição. Isto pode ser um pequeno ânimo para os peruanos para o confronto contra o algoz Chile. Na Arena do Grêmio, as seleções se enfrentam, às 21h30, pela semifinal da disputa. O LANCE! acompanha o duelo em tempo real.

A reportagem ainda entrou em contato com jornalistas peruanos para falarem da expectativa dos torcedores para o confronto e como lidar com a superioridade chilena. Confira as respostas dos radialistas.

COM A PALAVRA…

Anderson Lopez, da Rádio Ovación, do Peru, comentou a expectativa para o duelo. O jornalista destacou a questão ofensiva formada por Guerrero, uma espécie de ‘homem-gol’ para a seleção. Além disso, ressalta que a realidade é outra

– Para o Peru não é uma revanche, mas sim um desafio. A classificação é uma oportunidade para uma ‘nova’ final da Copa América. Poderíamos dizer que esse seria o primeiro desta época para um grupo de jogadores muito batidos. Atualmente, com Ricardo Gareca, que sabe que cada jogador não salvaria nada para enfrentam o Chile. Hoje, a seleção sabe se defender porque se nomearmos cada defensor, mesmo em adaptação. Não temos Ramos nem Rodriguez. A pequena experiência de Abraham ao lado do experiente Carlos Zambrano torna-se um dos pares centrais que está se consolidando.

– Nosso principal expoente é Guerrero, mas há Flores, Cueva ou Carrillo, que está sozinho na área e terá a pressão de um país inteiro, que política e socialmente, está tentando chegar à frente. Se o Peru tem mais um jogo. A realidade diz que não merecemos estar entre os quatro melhores da América do Sul, mas, como dizem por aí: isto é futebol.

Além dele, Pablo Quezada, da Rádio, ‘De Media Punta’ está mais entusiasmado com a seleção comandada por Gareca. Ele acredita que vai ter revanche.

– A equipe peruana já está pronta para enfrentar o Chile. O jogo coletivo dos brancos e vermelhos mostrou um bom controle em sua ideia. Tapia e Yotún são os indicados para fazer a transição do meio campo junto a Cueva, podem desequilibrar em campo. Carrillo e Flores seriam velozes para aproveitar o nosso atacante Paolo Guerrero. O Peru deve ir em busca da revanche. Ricardo Gareca já está finalizando detalhes para enfrentar a partida. Ele estaria repetindo o mesmo contra o Uruguai, onde conseguiu o passe para as semifinais da Copa América.

continua após a publicidade

Related Posts

Na abertura da segunda rodada, Getafe vence Eibar dentro de casa

MatériaMais Notíciasda heads bet: No primeiro jogo da segunda rodada de LaLiga, Getafe e Eibar se enfrentaram noColiseum Alfonso Pérez, e os donos da

Perto do United, Matic não era primeira opção de José Mourinho

MatériaMais Notíciasda 888: Nemanja Matic está perto de trocar o Chelsea pelo Manchester United. No entanto, de acordo com o jornal “Telegraph”, o sér

You Missed

Zverev supera francês e está nas oitavas em Xangai

Monteiro estreia com vitória tranquila em Buenos Aires

Confira os primeiros compromissos do Top 20 em 2020

Guga aposta em Wild como líder da nova geração nacional

Prefeitura desaconselha realização de torneio e coloca Madri em risco

De Minaur questiona novos protocolos do US Open após caso Paire

Game
Register
Service
Bonus